EJA Anos Iniciais

A Fundação Municipal para Educação Comunitária

 

PERFIL DA EJA – Anos Iniciais

Atualmente temos 16 Unidades Educacionais FUMEC - UEFs, sendo 200 salas de aulas, As classes de EJA funcionam em locais cedidos em sistema de parceria, cooperação, ou termo de convênio com órgãos públicos ou privados, escolas públicas estaduais, municipais, entidades civis; tais como: sociedade amigos de bairro, igrejas, instituições beneficentes, centros comunitários e associações, onde as UEFs funcionam em turnos diurnos e noturnos, com duração mínima diária de 2 horas e 30 minutos - horas-aula (TDA), de segunda a sexta-feira, por turno.

A ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE EJA

 

O primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos é desenvolvido em 02 (dois) Ciclos, equivalendo aos anos iniciais do Ensino Fundamental com total de 600 (seiscentos) dias de efetivo trabalho escolar e 1.800 (mil e oitocentas) horas. O Ciclo I- com duração de 02 (dois) anos letivos e 1.200 (mil e duzentas) horas, distribuídas por um mínimo de 400 (quatrocentos) dias de efetivo trabalho escolar e corresponde aos 03 (três) primeiros anos do Ensino Fundamental; O Ciclo II- com duração de 01 (um) ano letivo e 600 (seiscentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar e corresponde ao quarto e quinto ano do Ensino Fundamental.

 

A proposta curricular enfatiza a construção de conceitos, possibilitando ao aluno ampliar sua capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, bem como a formação de atitudes e de valores. Na proposta Curricular serão desenvolvidos conteúdos, de modo integrado à qualificação profissional, possibilitando ao aluno, a formação profissional básica para o trabalho e o desenvolvimento de suas aptidões para a vida produtiva. O currículo do segmento da EJA – Anos Iniciais, desenvolve a Base Nacional Comum, onde entram os componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Ensino Religioso com matrícula facultativa.

 

Os temas transversais, adequados à realidade e aos interesses dos alunos, integram-se aos componentes curriculares desenvolvidos no Ensino Fundamental e na EJA, incluindo estudos à respeito da história e da cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, da prevenção ao uso de drogas, de gênero e sexualidade humana, da educação ambiental, do enfrentamento a qualquer tipo de violência contra a criança e o adolescente, dentre outros, de modo a propiciar a constituição do saber aliado ao exercício da cidadania e dos direitos humanos.

 

Os conteúdos curriculares são tratados em níveis de abrangência e complexidade necessários à resignificação de conhecimentos e valores nas situações em que são construídos e reconstruídos pelos jovens e adultos. A matriz curricular com a consequente distribuição da carga horária entre os componentes curriculares, consta do Projeto Pedagógico das unidades educacionais.

 

A Fundação Municipal para a Educação Comunitária está com matrículas abertas para o ano letivo de 2013, para educação de jovens e adultos, à partir de 15 anos, oferecendo: Alfabetização e Ensino Fundamental (correspondente ao 5º ano do Ensino Fundamental) – gratuitamente – em curso reconhecido pelo MEC.

 

Para matricular-se e obter maiores informações, é só procurar ou ligar em uma das Regionais FUMEC mais próxima:

 

Regional FUMEC Norte: Rua Celso Egídio Sousa Santos, 688 - Jd. Chapadão - Fone: 3242.3340 

Regional FUMEC Sul: Rua Joaquim Motta, 51 - Vila Industrial - Fone: 3273.1000

Regional FUMEC Leste: Rua Leonor Augusta Pádua e Castro Mundt, 33 - Vila Nogueira - Fone: 3235.3915

Regional FUMEC Noroeste: Rua Doutor Silvio Carvalhães, 1024 - Jardim Campos Eliseos - Fone: 3229.7255

Regional FUMEC Sudoeste: Rua Mogi Mirim, 1026 - Jardim Campos Eliseos - Fone: 3268.9889