Palestrantes

 

Mário Sérgio Cortella

Possui graduação em Filosofia, é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Educação pela mesma universidade. Foi professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos.

Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e Membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010); tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo.

Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé

É professor, filósofo e escritor, nascido na cidade de Recife-PE.

É graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em História da Filosofia Contemporânea pela USP, Doutor pela Université de Paris VIII, Doutor em Filosofia Moderna pela USP; e realizou seu pós-doutorado em epistemologia na Universidade de Tel Aviv (Israel).

Atualmente, é Coordenador de Curso na Faculdade de Comunicação e Professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e colunista do jornal Folha do Estado de São Paulo.

José Francisco de Almeida Pacheco 

É educador e pedagogo, nascido na cidade de Porto em Portugal.

É Mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Publicou dezenas de livros com o tema de pedagogia e educação.

O referido Professor é o idealizador da Escola da Ponte, instituição portuguesa que se notabilizou mundialmente pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

Jane Paiva 

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (ProPed) e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pósdoc no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN (CINVESTAV/ Ciudad del México). Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995). Licenciada em Didática da Biologia e da Higiene Escolar Pedagogia (1973); e Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (1976). Pesquisadora com experiência na área de educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos: memória e preservação de acervos; políticas públicas de alfabetização e de educação de jovens e adultos; de educação continuada e aprendizagem ao longo da vida; educação em prisões; leitura e escrita; educação profissional na EJA; formação de pedagogos e de professores para o campo da Educação de Jovens e Adultos e formação continuada.

Domingos Leite Lima Filho

É professor da Universidade Federal de Educação Tecnológica do Paraná (UFTPR) e Coordenador da Pós-Graduação nesta mesma instituição; é professor e coordenador no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET/PR); e professor pesquisador visitante da Universidade de Salamanca (Espanha).

É graduado em engenharia elétrica pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e realizou seu pós-doutorado na Universidade de Salamanca (Espanha).

Sua tese de doutorado trata sobre a reforma da educação profissional no Brasil nos anos 1990; já deu entrevista em relação às diretrizes básicas da educação no âmbito do ensino profissional, e também em relação à atual reforma do ensino médio.

Ivanilde Moreira 

É Mestre em Linguística Aplicada em Língua Materna (UNICAMP), Pedagoga e Pós-graduada em Didática do Ensino Superior.

Tem como projetos: formação continuada de professores da educação básica e superior (rede municipal e privada), preparação docente para concursos públicos, organização e execução de congressos em Educação Especial, consultoria para escolas particulares, formação pedagógica de pais e orientação familiar.

Eladio Sebastián Heredero

Professor Doutor da Universidad de Alcalá (Alcalá de Henares-Espanha) e Professor colaborador da UNESP (São Paulo-Brasil). Professor pesquisador da UNIARA (Araraquara-Brasil). Assessor do Instituto Ayrton Senna. Assessor da área de atenção à diversidade do MEC em Guadalajara (Espanha) e da área de planejamento educacional da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha). Orientador Educacional e Professor de Ensino Básico, Médio e Superior. Diretor - coordenador da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação e membro do comitê científico de várias revistas e congressos. Trabalha na área de Educação, com ênfase em planejamento educacional e currículo, escola inclusiva e estratégias metodológicas.