Alunos da EJA expõem suas obras no Senac e outros pontos da cidade

Um trabalho pedagógico que teve início na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Pierre Bonhomme, na Vila Industrial, e que resultou em uma exposição de artes, poderá ser estendido a todas as unidades de EJA da Rede Municipal.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, dia 9 de outubro, pela secretária Municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, durante a abertura da exposição “O Trabalho é uma Arte”, no Senac Campinas. “Quero estender este trabalho para as demais escolas da Rede”, afirmou.

As obras foram criadas por um grupo de 20 alunos durante uma oficina pedagógica de grafite. Até o final do ano, a exposição percorrerá vários espaços da cidade, como MIS (Museu da Imagem e do Som), SESC e o Paço Municipal. A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SindiVarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região), por meio do projeto Conexão Social.

Chegamos a este momento por conta do trabalho realizado em rede. O nosso objetivo era mostrar que ele pode e deve ser prazeroso”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Saito.

Os autores das obras são alunos com idade entre 15 e 66 anos. Em quatro encontros, sob a orientação do artista plástico Gustavo Nenão, os estudantes aprenderam sobre a arte do grafite. Durante as aulas eles tiveram noções sobre teoria e o manuseio do spray, compreenderem a diferença do grafite em relação à pichação. “Vim para ensinar e acabei aprendendo”, disse emocionado o artista.

As telas produzidas pelos alunos tiveram como ponto de partida a valorização do trabalho e foram pintadas por meio da técnica do estêncil - espécie de um molde em que se aplica a imagem. Para a aluna Maria Inês Lago, de 66 anos, deficiente auditiva, que contou com o apoio de uma intérprete cedida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a experiência expandiu seu conhecimento. "Já pinto telas em óleo e quero muito continuar pintando com spray, nunca havia experimentado e foi incrível", afirmou.

O projeto também está vinculado ao programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região), uma das parceiras da Secretaria Municipal de Educação.

Programação da exposição “O Trabalho é uma Arte”

Senac Campinas – até 28 de outubro

SESC Campinas – 29 de outubro