Cursos de formação marcam atividades de cuidadores e estagiários

Durante o mês de janeiro, atividades voltadas a formação de profissionais que vão atuar nas escolas do município, este ano, marcam o calendário de janeiro da Secretaria Municipal de Educação. As aulas são oferecidas para os cuidadores, que trabalham na Educação Especial, e aos estagiários de Pedagogia, que auxiliam os professores em sala de aula.

 

 

Ao todo, 200 cuidadores têm aulas por meio da empresa Alternativa, terceirizada que presta serviço para a Prefeitura e responsável pela contratação destes profissionais. As aulas acontecem no Ceprocamp, no Centro. São minicursos e palestras ministrados por enfermeiras, fisioterapeutas e professores especialistas em Educação Especial, que abordam temas como: primeiros socorros, além da preparação para lidar com pessoas que se alimentam por sonda ou respiram por meio de traqueostomia.

 

 

Também são tratados assuntos relacionados aos transtornos globais do desenvolvimento e demais síndromes, que alunos matriculados nas escolas municipais possam apresentar. Os participantes também assistirão a filmes que ilustram o que é abordado durante o curso. Além disso, aulas terão participações de cadeirantes e familiares de pessoas com deficiências para conversar sobre a vivência com pessoas em situações especiais.

 

 

As atividades seguem até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, no período da manhã, das 8h ao meio-dia. 

 

 

Formação de estagiários

 

Nestas férias escolares, a Coordenadoria Setorial de Formação (CSF) propõe aos estagiários, que atuam nas escolas municipais, atividades extracurriculares. Pelo segundo ano seguido, a CSF promove o curso “Reflexões sobre as trajetórias dos estagiários da Educação Infantil, Projetos Pedagógicos e documentos curriculares da SME/Campinas”, voltado a aproximadamente 50 aprendizes que estudam Pedagogia em diversas faculdades da região e atuam nas Unidades de Educação Infantil da SME. 

 

A proposta é gerar reflexões sobre a escolha pela carreira na Educação e sobre a relação estabelecida com o Projeto Pedagógico das escolas. Durante o ano, esses profissionais atuam nas escolas, em atividades de docência e gestão escolar, sempre acompanhados por um profissional da Educação. Nas férias, podem participar de práticas de formação.

 

 

O curso acontece no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa (Cefortepe), localizado na Rua João Alves dos Santos, 860, no Jardim das Paineiras. Teve início no dia 3 de janeiro e se estende ao dia 20 deste mês, com aulas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Em janeiro de 2016, cerca de 120 estagiários estudantes de Pedagogia passaram por essa formação.