EJA

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS REGIONAIS NO PERÍODO DE 23/12/2019 A 31/01/2020:

 

REGIONAL FUMEC NORTE: DAS 9H00 ÀS 17H12

REGIONAL FUMEC SUL: DAS 8H00 ÀS 16H12

REGIONAL FUMEC LESTE: DAS 9H00 ÀS 17H12

REGIONAL FUMEC NOROESTE: DAS 8H00 ÀS 16H12

REGIONAL FUMEC SUDOESTE: DAS 8H00 ÀS 16H12

 

A Fundação Municipal para Educação Comunitária - FUMEC, tem por objeto o desenvolvimento de atividades educacionais, seguindo orientação comunitária e inclusiva, relativa aos Programas de Alfabetização e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, o oferecimento de Educação Profissional de nível médio e formação profissional básica atendendo as necessidades comunitárias e o mundo do trabalho, além do atendimento às situações emergenciais da Secretaria Municipal de Educação.

O Programa de EJA I – Educação de Jovens, Adultos e Idosos até o final de 2014 permaneceu com único formato para Alfabetização de pessoas com mais de 15 anos, não alfabetizados ou com baixa escolaridade, correspondendo aos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental.

A partir de 2015 com o resultado da Comissão de Discussão e Acompanhamento Pedagógico de EJA, constituída de representantes dos docentes das cinco regiões do município, dos diretores, da gestão do Programas de EJA, da diretoria executiva, e de representantes do sindicato da categoria, além da discussão colegiada em todas as regiões, foram implementados novos programas da área, conforme segue:

  • Programa EJA I e CREJA (Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos) para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (anos iniciais – 1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
  • Programa “Consolidando a Escolaridade” - Para Analfabetos Funcionais, de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
  • Programa EALV – Educação Ampliada ao Longo da Vida, para pessoas com deficiência intelectual que estiveram nas salas de EJA I por muito tempo e que não pretendem a terminalidade para seguirem nos demais ciclos formativos, idosos que buscam convivência, seus cuidadores e pessoas da comunidade.
  • Programa PAA- de Apoio à Alfabetização em EMEFs – Escola Municipais de Ensino Fundamental para os alunos com defasagem de aprendizagem do 1º ao 9º anos, com reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, permitindo a equalização de conhecimentos.

 

A Organização dos Programas de EJA – Educação de Jovens, Adultos e Idosos

 

1 – Programa de EJA I – Anos iniciais do Ensino fundamental, complementada pelo CREJA – Centro de Referência de EJA para alunos trabalhadores em turnos ofertado pela FUMEC, corresponde aos cinco primeiros anos do ensino fundamental, destinado às pessoas com mais de 15 anos, não alfabetizados ou com baixa escolaridade.

É ministrado em classes descentralizadas em cada uma das 10 (dez) UEFs – Unidades Educacionais FUMEC, em salas multicicladas, sendo o Ciclo I – equivalente ao 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, e o Ciclo II – equivalente ao 4º e 5º anos, com total de 600 dias letivos. O currículo do segmento da EJA – Anos Iniciais, desenvolve a Base Nacional Comum, onde entram os componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e Educação Física. Os temas transversais, adequados à realidade e aos interesses dos alunos, integram-se aos componentes curriculares desenvolvidos no Ensino Fundamental e na EJA, incluindo estudos à respeito da história e da cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, da prevenção ao uso de drogas, de gênero e sexualidade humana, da educação ambiental, do enfrentamento a qualquer tipo de violência contra a criança e ao adolescente, dentre outros, de modo a propiciar a constituição do saber aliado ao exercício da cidadania e dos direitos humanos.

 

2 – Programa Consolidando a Escolaridade – para jovens acima de 15 (quinze) anos, adultos e idosos que possuem certificação mínima na Educação de Jovens e Adultos EJA – Anos Iniciais, pessoas que possuem certificação no Ensino Fundamental Anos Finais ou no Ensino Médio e estão há algum tempo sem frequentar a escola, necessitando resgatar alguns conteúdos de ensino das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, a fim de superar alguma defasagem no processo de ensino-aprendizagem e dar continuidade aos estudos, ou acessar ao mundo do trabalho. O aluno poderá frequentar o programa por no máximo 2 (dois) semestres consecutivos ou não. As atividades educativas são realizadas pelos professores efetivos de EJA Anos Iniciais da FUMEC, que tem como princípio a construção de uma trabalho integrado interdisciplinarmente, distanciando-se de um modelo tradicional de educação, aproximando a educação escolar da educação para a vida, utilizando nas salas de aula, materiais específicos para esse público e conteúdo de ensino contextualizados com a realidade dos alunos, com o objetivo de minimizar as dificuldades, diminuir o analfabetismo funcional e evitar a evasão.

 

3 – Programa Educação Ampliada ao Longo da Vida – para jovens acima de 15 (quinze) anos, adultos e idosos que possam se sentir estimulados a continuarem a escolarização formal de maneira que, a partir do ingresso nas classes do Programa, voltem a estudar nas salas de EJA Anos Iniciais, para pessoas com deficiência intelectual que estiveram nas salas de EJA por muito tempo e que não visam a terminalidade para seguirem nos demais ciclos formativos, ou idosos que buscam um espaço de convivência. O Programa Educação Ampliada ao Longo da Vida é um espaço de educação não formal capaz de propiciar convivência e participação em práticas educativas intergeracionais, considerando-se o intenso e acelerado fluxo de transformações tecnológicas, econômicas, sociais e culturais, que caracterizam o mundo de hoje, repercutem nas relações estabelecidas entre as pessoas de diferentes gerações e intersetoriais, entrelaçando com outros setores públicos e outros parceiros, constituído de uma metodologia que respeite o tempo e as diferenças dos alunos, a partir de atividades culturais, artísticas e desportivas.

As classes do programa funcionam em parceria com os Centros de Convivência vinculados às Secretarias: de Saúde, de Assistência, de Cidadania, de Cultura e de Esporte, bem como outras instituições participes que visem atendimento de alunos da comunidade de seu entorno, ou encaminhamentos de outras regiões do município.

As atividades educativas são realizadas pelos professores efetivos de EJA Anos Iniciais da FUMEC, em sua proposta metodológica fundamentada numa perspectiva que preserve os quatro pilares da Educação definidos pela UNESCO no Relatório Delors: aprender a ser, a viver juntos, a fazer e a conhecer; de maneira dialógica com as atividades desenvolvidas nos Centros de Convivências e fora dele, trabalhando a alfabetização a partir da arte, música, jogos educativos, atividades culturais e outros recursos, além de proporcionar atividades pedagógicas extra classe que visem proporcionar de forma lúdica um aprendizado diferenciado das disciplinas que compõem o currículo do Programa. Desta forma, o currículo é construído de forma integrada, respeitando a diversidade, as manifestações regionais da cultura popular da população atendida, histórias de vida, as expectativas e necessidades do público-alvo de jovens, adultos e idosos já inseridos na sociedade, e o reconhecimento do direito à oferta de atendimento educacional especializado, não substantivo à escolarização, aos alunos com deficiência, especialmente mental e intelectual.

 

4 – Programa Apoio à Alfabetização – para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campinas, com defasagem de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, objetivando promover a equalização de conhecimentos, evitar a evasão e a produção de novos analfabetos funcionais.

As atividades educativas são realizadas pelos professores efetivos de EJA Anos Iniciais da FUMEC e ocorrem sempre no contraturno do período de escolarização do aluno, em turmas compostas por, no máximo, 15 alunos. O Programa Apoio à Alfabetização é realizado nas EMEFS (Escola Municipal de Ensino Fundamental) indicadas pela Coordenadoria de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação. A proposta pedagógica de trabalho desenvolvida pelos professores da FUMEC, está adequada às características da Proposta Pedagógica da Escola e em consonância com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para Ensino Fundamental da SME, prevendo em suas ações a intervenção individualizada para superação das lacunas/dificuldades de aprendizagem dos alunos.

 

5 – Programa EJA Profissões – voltado aos alunos de EJA I (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) da FUMEC e EJA II (Anos Finais do Ensino Fundamental) da SME, visando a orientação e a formação desses estudantes com oferta de palestras de orientação e práticas e de cursos e programas de orientação profissional, com noções de capacitação básica e de capacitação profissional básica.

 

Os Programas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Fundação Municipal para a Educação Comunitária, funcionam em turnos diurnos e noturnos, com duração de 3 horas/aula de segunda a sexta-feira. A Fundação mantém matrículas abertas durante todo ano letivo – gratuitamente – com professores alfabetizadores concursados e efetivos.