Fevereiro Violeta

Campinas é considerada uma metrópole de grande importância para o País, principalmente se tratando de tecnologia e ensino, por abrigar a UNICAMP.

Para uma cidade com pouco mais de 1,080 milhões de habitantes, garantir o desenvolvimento saudável da cidade, dos seus cidadãos e as próximas gerações é uma das principais tarefas da Administração Municipal

Como base para o desenvolvimento encontramos a educação que deve ser garantida aqueles em idade escolar e incentivada para aqueles que já passaram da idade escolar, pois eles são os cidadãos que precisam de recursos, embasamento e conhecimento para desenvolver habilidades e atitudes em sociedade


É objetivo basilar da Fundação Municipal para Educação Comunitária - FUMEC garantir o acesso a educação básica para todos os cidadãos do Município que queiram aprender a ler ou escrever, melhorar seus conhecimentos e nivelar a educação dos moradores em idade escolar.

Por meio dos Programas criados na FUMEC, conseguimos ao longo dos anos garantir esse objetivo e atingir mais pessoas, porém nosso desafio ainda não acabou!


Como um projeto com várias edições, apoio da população, servidores da FUMEC/CEPROCAMP e da Administração Municipal conquistamos a LEI Nº 15.878, DE 10 DE MARÇO DE 2020 que institui no Calendário Municipal o Mês Fevereiro Violeta para ações de busca ativa aqueles que não frequentaram a escola em tempo propício.

A cor violeta foi escolhida por simbolizar a dignidade, a prosperidade e o respeito; substantivos que convergem com a missão da Fundação, que é possibilitar às pessoas, em qualquer fase de sua vida, a educação.

A campanha não se dirige apenas aos analfabetos. A ideia é que pessoas próximas de quem não teve a oportunidade de estudar e formadores de opinião pratiquem a cidadania e ajudem a incentivar o aprendizado na cidade.


COMO VOCÊ PODE AJUDAR?

  • Indique uma das classes da FUMEC espalhadas por toda a cidade (verifique no site: fumec.sp.gov.br);

  • Compartilhe o conteúdo disponível nas redes sociais da FUMEC em suas redes;