Parceiros da Cidade-Mão Amiga forma segunda turma de jardinagem

A segunda turma do módulo teórico do curso de Formação Profissional em Jardinagem, que faz parte do programa “Parceiros da Cidade – Mão Amiga”, formou-se na manhã desta quinta-feira, 6 de julho. Ao lado das secretárias municipais de Assistência e Segurança Alimentar, Jane Valente, e de Educação, Solange Villon Pelicer, o prefeito Jonas Donizette prestigiou a cerimônia.

Receberam seus certificados os 21 alunos da turma, incluindo quatro mulheres que residem no abrigo feminino Santa Clara. A solenidade aconteceu na sede do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp). O primeiro diploma foi entregue pelo prefeito para Beatriz Martins Souza, que representou todo o grupo e agradeceu “pela oportunidade que nos proporcionaram, de tornar possível nossa qualificação profissional”.

Na saudação, Jonas disse que “momentos como este são muito marcantes, porque estamos plantando uma sementinha. Sigam esse caminho e incentivem outras pessoas a fazer o mesmo. Todos os moradores da cidade são importantes e esse trabalho faz a diferença na vida das pessoas. Com esta formatura vocês vão se fortalecer. Sejam felizes!”, conclamou.

A formação da segunda turma começou em 6 de março deste ano. O grupo concluiu a formação teórica composta por 160 horas/aula. As aulas práticas continuam até 5 de março de 2018 com atividades no Viveiro Municipal “Engenheiro Otávio Tisselli Filho” e demais espaços públicos.

A 1ª turma terminou as aulas teóricas em dezembro do ano passado, com 15 formandos, sendo duas mulheres. Atualmente, frequentam as aulas práticas no Viveiro Municipal.

Este trabalho é o resultado do esforço de cada um, das Secretarias envolvidas e dos alunos que hoje estão se formando. É com alegria que apresentamos a resposta de um dos nossos maiores objetivos”, disse a secretária de Assistência Social, Jane Valente.

O programa

O Parceiros da Cidade – Mão Amiga é um programa desenvolvido em conjunto Secretarias de Assistência Social e Segurança Alimentar, Educação, Cultura, Serviços Públicos, Saúde e Trabalho e Renda, com o objetivo de oferecer formação profissional a pessoas em situação de rua.

Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Educação por meio da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec/Ceprocamp), cabendo o pagamento de uma bolsa-auxílio à Secretaria de Assistência. O acompanhamento dos alunos é feito em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, que disponibiliza unidades e equipes para realização das atividades, transporte, alimentação e uniforme aos usuários.

Um dos nossos grandes objetivos é criar oportunidades para que as pessoas se desenvolvam. Por meio deste programa, isso está sendo possível”, disse a secretária de Educação, Solange Pelicer.

O “Parceiros da cidade - Mão Amiga” foi instituído pela lei municipal n° 15.137 /2016, com o objetivo de promover a reinserção social, o protagonismo, a participação e o acesso ao trabalho por meio da formação profissional às pessoas que vivem em situação de rua. A proposta se baseia no respeito e na garantia à dignidade humana, à cidadania e a convivência comunitária.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos, residir em Campinas há pelo menos dois anos, estar incluído em um dos serviços socioassistenciais para população em situação de rua do município. Também é necessário não apresentar quadro clínico de condição física e/ou mental que impeça o desenvolvimento das atividades realizadas no programa e se comprometer com os objetivos do programa, inclusive com a participação mínima de 75% em atividades de formação via oficinas e atividades teóricas.

Os participantes recebem bolsa auxílio no valor de 277 UFICs (Unidade Fiscal de Campinas) que corresponde a R$ 922,00 por mês. Os recursos provêm da Secretaria de Assistência Social. A bolsa é concedida por até 12 meses, prorrogável por até 24 meses. Os participantes são selecionados pelos serviços socioassistenciais da Prefeitura de Campinas.